Segunda-feira, 2 de outubro. No dia seguinte após as eleições, não havia outro assunto mais comentado que o pleito. E se há um lugar onde encontramos os comentários mais ecléticos, esse lugar é a banca de jornal. Hoje cedo, caminhando pelo Largo da Carioca, resolvi parar em uma banca para ler as manchetes. Cada jornal (com exceção dos jornais com tema específico, como os esportivos) tinha uma manchete com uma análise diferente em relação ao resultado. Enquanto eu lia, chegaram mais três pessoas que ao que parece se conheciam: um deles usava óculos e carregava um embrulho de jornal; o outro estava apenas de blusa branca, braços cruzados e cheios de pulseiras; do terceiro, só deu para ver que ele usava camiseta azul, pois ele entrou rápido na banca. Pouco depois, chegou um quarto homem trajando um terno preto.
Após algum tempo de leitura silenciosa, o homem das pulseiras, lendo a manchete de O DIA (que dizia “Voto de Paulista define a eleição”) resolve se manifestar:
_ Pô cara, ta vendo só? Por isso que odeio paulista...
Sem entender nada, o homem de óculos pergunta:
_ Por que cara?
_ Ah pô, por causa deles é que vai ter segundo turno. Eles que votaram no “Alque”.
_ Poxa, mas não foram só eles né? Teve muito Estado aí que não votou no Lula.
_ Eu sei cara, mas foi São Paulo que decidiu. Pode ver que eles foram os últimos a terminar. Eles ficaram esperando a parada terminar pra ajudar o “Alque”.
_ Que isso cara, tu acha que depois de todo mundo já ter votado eles mudaram os votos? Não dá para fazer isso não, “rapá”!
_ Ah, tu que acha que não? É ruim de não cara, o “Alque” é que manda lá em São Paulo. Se “neguinho” não arranjasse para ele lá ele passava o rodo em geral.
O cara de terno acompanhava a discussão com um leve sorriso de ironia. Mas então resolveu entrar na discussão apresentando as manchetes do GLOBO e do EXTRA, que se limitavam a dizer que haveria segundo turno.
_ Amigo, olha só: São Paulo acabou por último porque lá tem muita gente que vota. Olha os outros jornais, todos eles falam que o país ta dividido. Tem muita gente que não é de São Paulo que gosta do Alckmin.
Com isso, o cara das pulseiras resolve levar a discussão para um plano mais pessoal:
_ Tu votou no “Alque”, né?
_ Não, votei no Cristóvão – respondeu o cara do terno.
_ Poxa cara, Cristóvão? Se tu tivesse votado no Lula já tinha acabo esse troço.
_ Ué, a gente tem que votar em quem acha que é melhor, tá certo? – disse o homem do terno olhando para o de óculos.
_ Tá certo, e não foi só você que votou nele não, olha aqui – respondeu o de óculos apontando para alguns números no jornal.
O cara das pulseiras não se conformava e continuava apontando para a manchete de O DIA:
_ Rapá, isso não quer dizer nada, olha aqui. Foi São Paulo que zuou essa parada.
_ Amigo, olha os outros jornais – o homem do terno já estava perdendo a paciência – não é porque isso tá escrito aí que você vai achar que São Paulo sabotou a eleição. Não tem nada a ver, não foi só paulista que votou no Alckmin.
_ Cara, eu to falando o que ta escrito. Ta escrito aqui e acabou. Foi paulista que zuou a parada mesmo.
_ Poxa, mas se eles gostam do Alckmin é problema deles, ué?
_ Gostam nada, o cara é que mandou eles mudarem a parada lá quando viram que ia dar Lula.
_ Como é que vai mudar cara?
_ Só tu ler no jornal, pô. Um monte de gente não votou. Quando eles tão contando os votos, esse pessoal que não votou vai lá e vota no “Alque”.
_ Mas como cara??? Não dá para votar depois que acaba!
_ Ah, vocês que acham que não dá. Olha aí no jornal pô, um monte de fraude num monte de lugar.
O homem de terno e o de óculos já estavam com humor alterado. Continuavam apontando para os outros jornais para mostrar para o das pulseiras que outros Estados ajudaram Alckmin a ir para o segundo turno, apesar da maioria dos votos para o Tucano ter vindo de São Paulo. Eu, já afastado, achei que aquilo ainda duraria muito. Cada um apontava para um jornal diferente e apresentava seu argumento. Quando tudo apontava para uma longa discussão, eis que o cara de camiseta azul (que havia entrado na banca antes da discussão começar, lembra?) sai da banca com o Jornal dos Sports aberto e comenta?
_ Aí galera, Fla-Flu na quarta vai ser sinistro hein?
Após isso, fim de papo!
segunda-feira, 2 de outubro de 2006
Assinar:
Comentários (Atom)
